Melhores investimentos para 2022: o que esperar do mercado?

Existem muitos fatores políticos e econômicos que influenciam o mercado financeiro. Assim, se você já investe ou pretende começar a investir, precisa se atualizar. Afinal, entender o cenário atual pode ajudá-lo a identificar os melhores investimentos para 2022 e fazer escolhas mais sólidas para sua carteira.

A pandemia de covid-19, por exemplo, impactou bastante a economia e influenciou os investimentos. Porém, em 2022 a realidade pode ser diferente. Assim, conhecer as tendências e a conjuntura do momento é indispensável para uma melhor tomada de decisão ao investir.

Quer descobrir quais são os melhores investimentos para 2022 e como o contexto atual influencia nessa avaliação? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Como preparar seus investimentos para 2022?

Conforme você acompanhou, existem diversos acontecimentos que podem influenciar no rumo dos seus investimentos. O ano de 2022, por exemplo, pode ser desafiador do ponto de vista econômico e político.

Entenda a seguir o que pode influenciar suas decisões no ano!

Mundo pós-pandemia

O avanço da vacinação pode frear os impactos ocasionados pelo coronavírus e favorecer o retorno seguro de diversos setores do mercado. Esse cenário otimista já começou a ser traçado ainda em 2021, com segmentos apresentando recuperação — especialmente no segundo semestre.

Prova disso é o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 1,2% no primeiro trimestre de 2021. Os setores do agronegócio e determinadas empresas de tecnologia, por exemplo, avançaram no período.

Porém, os avanços não ocorrem de forma homogênea. Enquanto há setores que se recuperam, outros continuam estagnados ou em regresso. Ter consciência dessa dinâmica pode ajudá-lo a avaliar com mais cautela as alternativas de investimento do mercado.

Renda fixa mais atrativa

A renda fixa é uma classe de investimentos cuja lógica de rentabilidade é conhecida desde o momento do aporte. Assim, ela oferece mais segurança para quem deseja se expor menos às oscilações da renda variável.

Com o aumento da taxa Selic — a taxa básica de juros no Brasil — para 9,25% ao ano, as aplicações dessa classe podem se tornar mais atrativas. Em especial, para investidores conservadores e que buscam maior previsibilidade.

Já para os investidores com maior abertura ao risco, a renda variável pode trazer oportunidades interessantes. Apesar disso, eles também podem se interessar pelas alternativas de renda fixa — principalmente aquelas que oferecem grau mais elevado de risco, como o crédito privado.

Inflação em alta

Outra taxa que pode influenciar seus investimentos é a inflação, que corresponde ao aumento constante e generalizado dos preços. Entre 2020 e 2021 ela passou por aumentos significativos. Assim, ela pode impactar a rentabilidade real da sua carteira — e vale a pena considerar a inflação no momento de compor seu portfólio.

Alta do dólar

A valorização do dólar também deve estar no seu horizonte de avaliação para identificar os melhores investimentos em 2022. Afinal, existe uma tendência de manutenção do cenário de dólar valorizado em relação ao real — apesar de haver espaço para recuos.

É importante saber que a alta do dólar eleva a inflação e o preço de diversos produtos de importação. Por outro lado, empresas exportadoras podem se beneficiar — assim como ativos dolarizados, como os BDRs.

Quais foram os melhores investimentos de 2021?

Você pôde acompanhar algumas particularidades do cenário econômico e político de 2021 e pontos importantes para avaliar em 2022. Esses elementos podem influenciar o desempenho de muitos investimentos, seja ao favorecer a rentabilidade ou reduzir o potencial de ganhos.

Diante desse contexto, investimento em títulos do Tesouro Direto foram um dos mais atrativos em 2021. Essa é uma plataforma online que viabiliza investimentos em títulos do Governo Federal —considerados os mais seguros do mercado.

Entre eles, destaca-se o Tesouro IPCA+, cuja rentabilidade segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) somada a uma taxa fixa. Desse modo, o resgate fica sempre acima da inflação se for levado até o vencimento, protegendo o dinheiro da desvalorização da moeda.

Isso é especialmente benéfico em tempos de inflação alta, como ocorreu entre 2020 e 2021. Por razões como essas, esse título foi bastante procurado por investidores brasileiros. Investimentos em crédito privado e fundos de renda fixa também se destacaram ao longo do ano.

Na renda variável, é possível citar como destaque os fundos internacionais e ativos expostos ao mercado estrangeiro. Como você viu, a valorização da moeda estrangeira pode favorecer o investimento em setores de exportação.

Além disso, os investimentos lastreados ao mercado internacional — como BDRs (brazilian depositary receipts) e alguns fundos de índice (ETFs) — também se destacaram.

Quais são os melhores investimentos para 2022?

Até aqui você acompanhou alguns dos investimentos que mais receberam atenção em 2021. Agora é o momento de saber mais sobre 2022.

Primeiramente é preciso saber que não é possível prever o que acontecerá em 2022. Além disso, lembre-se de que a decisão de investimento deve ser baseada, principalmente, no seu perfil de investidor e nas suas escolhas pessoais.

Apesar disso, vale a pena conhecer algumas das alternativas que pode fazer sentido avaliar em 2022. Confira!

Investimentos ligados ao cenário internacional

Como você viu, assim como ocorreu em 2021, o dólar tende a continuar valorizado frente ao real. Isso pode favorecer diversos investimentos, como aqueles ligados às commodities, fundos internacionais e ações de empresas brasileiras com exposição global.

Para acessar investimentos de outros países sem sair do Brasil é possível contar com os ETFs e BDRs, por exemplo. Os primeiros são fundos de índice que podem replicar indicadores internacionais, enquanto os BDRs são certificados que representam ativos estrangeiros — que podem ser ações, fundos ou títulos de dívida.

Alternativas da bolsa de valores

A bolsa de valores deve seguir chamando a atenção dos investidores — especialmente aqueles com visão de longo prazo. Afinal, para horizontes mais distantes, a tendência é que haja uma diluição de riscos e maturação dos investimentos — o que pode beneficiar a acumulação de capital.

Uma das alternativas nesse sentido são os fundos imobiliários (FIIs) e as ações de empresas negociadas na bolsa. Além disso, as criptomoedas também têm despertado atenção — e é possível se expor a elas com maior segurança via ETFs.

Títulos atrelados à taxa de juros e inflação

Quem investe em renda fixa pode se sentir mais seguro em se expor aos títulos pós-fixados ou híbridos. Isso porque eles seguem as variações das taxas de juros da economia.

As aplicações híbridas oferecem a vantagem de acompanhar a inflação e garantir uma rentabilidade acima dela. Já investimentos que seguem a taxa Selic, como títulos ou fundos DI, podem também oferecer segurança. Afinal, essa taxa é utilizada para controlar a inflação — tornando o título mais atrativo em cenário de Selic em alta.

Contudo, para 2022, também vale ter atenção às alternativas pré-fixadas disponíveis no mercado.

Como compor a melhor carteira de investimentos?

As opções de investimentos que você acompanhou até aqui podem compor sua carteira em 2022. No entanto, como você viu, escolher os melhores investimentos requer uma reflexão que vai além das tendências do mercado.

Como você viu, se o seu objetivo é compor a melhor carteira de investimentos, não deixe de avaliar seu perfil, objetivos financeiros, prazos e preferências pessoais. Assim, será mais fácil identificar quais oportunidades se encaixam melhor nas suas estratégias e compor um portfólio robusto para 2022 e para os próximos anos.

Viu como é possível avaliar as alternativas do mercado e selecionar os melhores investimentos para sua carteira em 2022? Ter essas informações à sua disposição contribui para uma tomada de decisão mais acertada e segura ao investir.

Quer seguir aprendendo sobre investimentos? Então assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *