Uma parte significativa dos investimentos disponibilizados no mercado financeiro são negociados ou custodiados na bolsa de valores. Além do próprio ambiente brasileiro — a B3, existem diversas bolsas de valores no mundo com grande relevância no cenário global.
Ainda que você não invista diretamente, elas podem causar impactos que são percebidos na economia nacional. Por isso, vale a pena conhecer quais são as bolsas que se destacam e como elas funcionam.
Continue a leitura e veja quais são as bolsas de valores no mundo em destaque!
O que é a bolsa de valores?
A bolsa de valores é um tipo de mercado organizado, que serve como ambiente de negociação de valores mobiliários diversos. É na bolsa em que ocorrem a negociação de ações, cotas de certos fundos de investimento, contratos futuros, opções e outros elementos.
Para tanto, cada bolsa tem regras específicas de negociação e participação. Além da autorregulamentação, ela atende a critérios do mercado financeiro, aos quais todos os participantes devem se submeter.
Qual é a importância das bolsas de valores nas economias locais e global?
A principal razão para a existência das bolsas de valores no mundo é o impacto que elas geram na economia. É por meio desse mercado que as empresas podem negociar ações e levantar capital, por exemplo.
Com os recursos captados, as companhias podem financiar projetos e a própria expansão e consolidação no segmento de atuação.
Além disso, a bolsa de valores oferece ambientes que possibilitam aos investidores negociar ativos e derivativos de forma segura e regulamentada. Assim, as transações são protegidas para evitar fraudes e manipulações de mercado.
A bolsa de valores também serve como um termômetro da economia do país, ao mesmo tempo em que a estimula. Afinal, ela permite captar investimentos estrangeiros, o que favorece o desenvolvimento das empresas e da economia.
Ao mesmo tempo, a performance dos negócios é afetada pelo cenário macroeconômico. Portanto, uma bolsa em alta ou em queda reflete a situação geral da economia.
Outro ponto importante é o impacto da economia global. Considerando que os mercados internacionais são mutuamente afetados, mudanças nas maiores bolsas de valores do mundo afetam todo o mercado internacional.
Quais são as principais bolsas de valores no mundo?
Conhecendo os impactos que as bolsas internacionais e os índices mundiais podem causar, vale a pena conhecer quais são as principais alternativas existentes. Continue a leitura e veja quais são as bolsas de valores no mundo que se destacam!
NYSE
A New York Stock Exchange (NYSE) é a bolsa de valores mais importante do mundo. Isso porque ela representa um mercado de capitais muito amplo, consolidado e composto por mais de 20 trilhões de dólares.
Essa bolsa dos Estados Unidos teve origem em 1792, criada por 24 corretores de ações. Atualmente, ela está localizada em Wall Street, em Nova York.
Por ter sido a primeira entre as bolsas de valores americanas, disponibiliza ações de diversas empresas tradicionais do país. Seu principal indicador é o NYSE Composite Index. Ele reflete o desempenho de todas as ações que estão listadas nessa bolsa de valores.
NASDAQ
A National Association of Securities Dealers Automated Quotation (NASDAQ) é uma bolsa americana criada em 1971. Entretanto, as operações seguindo o modelo atual iniciaram apenas em 2006.
Um dos seus diferenciais foi a automação trazida pelo pregão eletrônico — inaugurado por essa bolsa. Por conta de suas características, ela é composta também por ações de empresas mais novas e de tecnologia.
Vale saber que a NASDAQ também é de Nova York e está localizada em Wall Street. Além disso, ela é considerada a segunda maior bolsa do mundo.
Seu índice mais relevante é o Nasdaq 100. Ele é composto pelas ações das 100 maiores empresas dessa bolsa americana, excluindo apenas as companhias do mercado financeiro.
SSE
A Shangai Stock Exchange é a maior entre as bolsas asiáticas. Ela está localizada em Shangai, na China, e também é a maior bolsa do país. Diferentemente das bolsas americanas, a SSE tem grande participação de empresas estatais.
A criação da bolsa aconteceu em 1990 e, desde então, expandiu suas operações para se tornar a terceira maior do mundo, em valor de capitalização. Seu principal índice é o SSE Composite, composto por todas as ações que fazem parte dessa bolsa.
Euronext
Entre as bolsas de valores europeias, a maior delas é a Euronext. Sua criação se deu pela fusão entre as bolsas de Paris, Bruxelas e Amsterdã. Essa fusão inicial ocorreu em 2000, mas depois aconteceu a incorporação da bolsa de Portugal e da bolsa de Londres.
Em 2007, a Euronext se fundiu à NYSE, formando a primeira bolsa com esse tipo de configuração. Contudo, em 2013, a Intercontinental Exchange (EX) comprou a NYSE Euronext. No ano seguinte, a Euronext voltou a operar separadamente da NYSE.
Por ser formada pela fusão de bolsas de múltiplos países, há diversos índices de destaque entre os mercados. Porém, um dos indicadores mais importantes é o Euronext 100, formado pelas 100 maiores blue chips da Europa.
B3
Além das bolsas de valores internacionais, a B3 também aparece entre as principais no mundo. Isso porque é a maior da América Latina e tem sede em São Paulo.
A fundação dessa bolsa aconteceu em 1890 — na época, conhecida como Bolsa Livre. Porém, ela foi encerrada em 1891. Em 1895, foi criada a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo. Já em 1934, tornou-se a Bolsa Oficial de Valores de São Paulo (Bovespa).
Em 2000, houve a integração da bolsa de São Paulo com as de outras unidades federativas do país. Com isso, a Bovespa passou a concentrar a negociação de todos os ativos brasileiros. Depois, em 2008, a união entre BM&F e Bovespa Holding criou a BM&F Bovespa.
Por fim, em 2017, a bolsa se fundiu à Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), originando a B3. A bolsa brasileira é composta por ações de diversas empresas do país, além de apresentar outros ativos e distintos mercados de negociação.
Apesar de ter variados índices setoriais, o mais relevante é o Ibovespa — também conhecido como Índice Bovespa ou IBOV. Ele é composto pelas ações mais negociadas e representativas do mercado brasileiro.
Com essas informações, agora você conhece quais são as principais bolsas de valores no mundo e como elas funcionam. Então vale a pena analisá-las e, até mesmo, acompanhar seus resultados para entender os impactos que podem causar no cenário nacional.
Quer conhecer e saber como acessar as alternativas do mercado financeiro? Então entre em contato conosco e compartilhe suas dúvidas!