BABA34: Conheça o Alibaba e saiba como investir na China sem sair do Brasil!

O constante crescimento da China nas últimas décadas tem chamado a atenção dos investidores que desejam aproveitar a oportunidade para lucrar. A boa notícia para os brasileiros é que é possível investir na China sem deixar o país. Uma alternativa é o BDR BABA34.

Trata-se de um fundo que representa, no Brasil, as ações de uma das empresas que mais crescem na Ásia — o Alibaba Group. Mas, como comprar ações do mercado chinês? Será que investimento em BDR é uma boa opção de diversificação da sua carteira?

A resposta dessa e de outras perguntas você pode conferir a seguir. Continue a leitura para descobrir quem é e o que faz o Alibaba Group, como investir no mercado chinês e o que saber antes de montar uma carteira internacional sem sair do Brasil.

Confira!

Quem é Alibaba?

Na era digital, diversas empresas ganharam palco e se tornaram expoentes do novo mercado entre os investidores. Algumas delas afetam a vida de bilhões de pessoas todos os dias. É o caso do Facebook, Amazon, Google, além de outras com atuação mais discreta, mas ainda muito impactante.

Para nós, do Ocidente, uma dessas potências silenciosas, direta ou indiretamente, influencia comportamentos e afeta modelos de negócio. Estamos falando da empresa de Jack Ma, o Alibaba Group.

Mas o que faz essa empresa e por que ela é tão importante para quem não vive na Ásia? Confira!

História

Para entender um pouco mais sobre a influência da bilionária chinesa no mundo digital, é preciso conhecer um pouco dela. E como acontece com grandes impérios corporativos, a história da companhia se confunde com a história do empresário.

Tudo começou com Jack Ma, um chinês que conquistou uma vaga para estudar em Harvard e partiu para os Estados Unidos. No país, ele vislumbrou, em 1995, o grande potencial da internet para os próximos anos.

Em 1999, depois de uma trajetória de inúmeros fracassos que viriam compor o sucesso da sua biografia, Jack Ma lançou a primeira versão da Alibaba. Seu objetivo era colocar a China na internet, o que foi para ele um grande desafio.

Porém, depois de um investimento milionário do Softbank, o Alibaba ganhou relevância. Assim, em 2014, aconteceu o IPO da empresa na bolsa americana.

Em sua estreia no mercado de capitais, a empresa levantou a quantia de 25 bilhões de dólares. Seis anos depois, o Alibaba Group estaria valendo cerca de 600 bilhões de dólares, considerada um gigante asiático e uma das maiores empresas do mundo em valor de mercado.

Mercado

Um dos aspectos que os investidores devem se perguntar antes de comprar as ações de uma empresa é de onde vem seu faturamento. No caso do Alibaba Group, a abrangência dos seus negócios conta com dezenas de marcas de grande expressão.

Entre elas, está a Alibaba.com, que funciona como um marketplace de vendas no atacado. A AliExpress.com é outra marca do grupo, atuando no comércio varejista eletrônico e atendendo diversos países — como o Brasil. Para fins de comparação, pode ser visto como uma Amazon da China.

Outras empresas de e-commerce também pertencem ao grupo, que abarca uma extensa lista de negócios em tecnologia, finanças, mídias digitais, entretenimento, inovações etc. O que de fato se pode dizer é que mais de 80% de seu faturamento provém do comércio eletrônico.

Como investir em Alibaba?

Agora que você sabe um pouco mais sobre a gigante chinesa Alibaba, é hora de entender como comprar suas ações e montar uma carteira internacional. Para isso, existem dois principais caminhos: por meio de investimento direto no mercado internacional ou a partir do BDR BABA34.

Na primeira opção, você precisa ter acesso à bolsa de valores americana para poder comprar ações da empresa chinesa. Já a segunda alternativa é tão simples quanto comprar qualquer ativo do mercado brasileiro.

Saiba mais sobre ela!

BABA34

O investidor brasileiro que deseja comprar ações da empresa chinesa, pode optar por compor sua carteira com BABA34. Este é um BDR lastreado por ações de Alibaba compradas na bolsa americana (NYSE).

O BDR da Alibaba passou a ser comercializado no mercado brasileiro em 2019. Contudo, apenas investidores qualificados (com patrimônio superior a 1 milhão de reais ou profissionais certificados do mercado financeiro) podiam investir nele. Então, em 2020, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alterou as regras de negociação de BDRs.

Isso deu ao pequeno investidor mais acesso ao mercado internacional. Desde então, qualquer pessoa pode adquirir BDRs pelo seu custo unitário. Em junho de 2021, por exemplo, a cotação de BABA34 estava na faixa dos R$ 40,00.

Mas é preciso atenção: lembre-se de que, no ambiente da bolsa de valores, as cotações dos ativos oscilam diariamente.

O que são BDRs?

Para entender mais sobre o BABA34 é preciso conhecer os BDRs — ou brazilian depositary receipts. Eles são títulos de depósito para compra de ativos estrangeiros por meio de uma instituição depositária.

No caso do BABA34, a instituição adquire as ações nos Estados Unidos, as mantém sob custódia no Brasil e tem autorização para emitir BDRs com lastro nelas no Brasil. Ou seja, BDRs são uma oportunidade de investidores brasileiros se exporem a ações estrangeiras com reais.

No entanto, é importante ressaltar que a compra de um BDR não se trata do investimento direto na empresa. Entretanto, as regras do mercado buscam garantir que o rendimento do título seja equivalente.

Como funcionam os BDRs?

Se, ao comprar BDRs, o investidor não aporta seu dinheiro diretamente na empresa estrangeira, como ele pode ter resultados relativos à ação? Isso acontece porque o BDR reflete a volatilidade das ações da empresa.

Além disso, ele pode distribuir dividendos recebidos da companhia. Quem recebe os dividendos são as instituições depositárias — que redistribuem para os investidores brasileiros.

Por fim, é importante lembrar que os BDRs estão expostos também às oscilações do dólar.

Para quem BABA34 é recomendado?

Você achou interessante investir em BABA34? Saber se ele vale a pena depende da avaliação de cada investidor. Por representar a renda variável, o investimento tende a ser mais adequado a pessoas de perfil moderado ou arrojado.

Se você está disposto a enfrentar a volatilidade e tem estratégia para neutralizar riscos, pode ser interessante essa diversificação. Portanto, é importante estudar as opções, dentro de um planejamento estruturado, para então tomar a decisão correta.

Caso você opte por adquirir o BDR, será necessário:

  • possuir uma conta em um banco de investimentos;
  • transferir recursos para essa conta;
  • acessar o home broker da instituição;
  • buscar pelo código BABA34;
  • determinar quantas unidades do BDR você deseja;
  • emitir a ordem de compra.

Agora você sabe como investir na China sem sair do Brasil, por meio da exposição indireta ao Alibaba. Então estude com cuidado a alternativa para decidir se o BDR BABA34 é uma boa opção para compor seu portfólio. Não deixe de considerar o seu perfil e os seus objetivos na escolha!

Precisa de ajuda para conhecer mais sobre essa e outras alternativas de investimento? Então entre em contato conosco! E, para continuar lendo conteúdos como este, assine nossa newsletter!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 8 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é sócio de um escritório de investimentos e head de mesa de renda variável. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?.

Um comentário em “BABA34: Conheça o Alibaba e saiba como investir na China sem sair do Brasil!

  • agosto 22, 2021 em 6:30 am
    Permalink

    No primeiro grupo estao a Coca-Cola (COCA34), com desempenho de 100% em outubro; Johnson Johnson (JNJB34) e Pfizer (PFIZ34), ambas com 95%; os bancos JP Morgan (JPMC34) e Bank of America (BOAC34), ambos com 94%; alem de Facebook (FBOK34) e Alibaba (BABA34), com 90% cada. No segundo grupo das acoes com melhor desempenho estao Netflix (NFLX34), com 65%, Amazon (AMZO34), com 60% e Disney (DISB34) com 55%.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *