Como acompanhar o Ibovespa em tempo real? Descubra!

Você investe, especula ou já pensou em operar na bolsa de valores? Se este for o seu caso, pode ser interessante descobrir como acompanhar o Ibovespa em tempo real.

Afinal, o IBOV – como é conhecido entre os investidores – é um dos principais termômetros do mercado nacional. E pode trazer informações importantes para quem investe na renda variável ou busca lucrar com as oscilações do mercado no curto prazo.

Mas, como acompanhar o Ibovespa em tempo real? Descubra a resposta a essa pergunta ao longo deste post. Continue conosco e saiba mais!

O que é o Ibovespa?

O Ibovespa é o principal índice de referência da bolsa de valores brasileira – a B3. Trata-se de uma carteira teórica, que reúne as ações das maiores empresas listadas na bolsa – e, consequentemente, os papéis mais líquidos do mercado.

Devido à sua composição, o IBOV se torna um importante termômetro da movimentação do mercado de ações brasileiro – e da confiança ou não dos investidores em relação ao país. Assim, ele também costuma ser usado como benchmark da carteira de ações de muitos investidores.

Ao investir em ações, portanto, você pode comparar a rentabilidade do seu portfólio com os resultados do Ibovespa em um determinado período. Se a sua carteira performar acima do IBOV, por exemplo, significa que você obteve resultados acima da média do mercado.

Como ele funciona?

Agora que você já entendeu o que é o Ibovespa precisa compreender seu funcionamento. Cada ponto do IBOV equivale a um real. Assim, a pontuação do índice representa o montante financeiro necessário para compor uma carteira de ações semelhante à composição do índice.

Por exemplo, quando o Ibovespa está cotado a 110 mil pontos, isso significa que seriam necessários R$ 110 mil para montar um portfólio com as mesmas ações que compõem o indicador.

A carteira teórica do índice Ibovespa sofre alterações a cada quatro meses. Em três ocasiões ao longo do ano, portanto, pode haver entradas saídas ou rebalanceamento de ações que compõe o índice.

Por que acompanhar o índice Ibovespa?

Compreender a importância do Ibovespa e seu funcionamento é importante para quem deseja investir ou operar na bolsa. Mas, qual seria o motivo de acompanhar esse indicador no dia a dia?

Para investidores que visam o longo prazo, o acompanhamento do indicador não precisa ser uma tarefa cotidiana. Isso porque o objetivo do investimento está no futuro – então oscilações de curto prazo não terão impacto na estratégia.

Por outro lado, estar atento às movimentações do mercado pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de investimento. Lembre-se de que oscilações e crises são frequentes no mercado. Assim, acompanhar eventualmente esses movimentos pode abrir espaço para novas oportunidades na bolsa.

Já para quem busca especular no curto prazo, acompanhar o índice Ibovespa se torna um hábito fundamental. Seja no mercado à vista ou mercado futuro, o indicador se torna peça essencial para balizar suas decisões de operação no curto e curtíssimo prazo.

Por exemplo, se você opera no mercado futuro, pode se interessar pelos contratos e minicontratos de índice. Eles são derivativos que derivam do índice Ibovespa – e podem oferecer oportunidades para ganhos com especulação.

O mesmo ocorre se você realiza operações de day trade ou swing trade com ações. Ao acompanhar o índice Ibovespa você consegue ter uma visão mais holística das movimentações do mercado – o que pode ajudá-lo a identificar vieses e a tomar boas decisões em suas operações.

Como acompanhar o Ibovespa em tempo real?

Como você viu, seguir a movimentação do Ibovespa pode ser útil para investidores e especuladores. E, se você deseja saber como acompanhar o Ibovespa em tempo real, saiba que esta pode ser uma tarefa bastante simples.

Você pode acompanhar as movimentações do mercado diretamente no home broker da instituição financeira que utiliza para investir na bolsa. Também é possível identificar os movimentos por meio de aplicativos disponíveis para smartphones ou outras plataformas de operação.

Conheça alguns deles:

  • Bolsa de Valores App;
  • Finimize;
  • App da Bloomberg;
  • App do Investing.com.

Os investidores e especuladores conseguem acompanhar o Ibovespa em tempo real também por meio de sites especializados, como o Investing e a Bloomberg.

Por fim, o próprio site da B3 disponibiliza gráficos de diferentes índices – como o índice Ibovespa. No endereço você consegue, ainda, conhecer o volume total de negociações diárias e o preço das ações listadas na bolsa.

Como acompanhar ações em tempo real?

Especialmente se o seu objetivo é fazer operações de especulação na bolsa, saber como acompanhar ações em tempo real também pode ser bastante interessante.

É possível, como você percebeu, acompanhar esses movimentos por meio do site da B3 e em outros endereços online. Contudo, o ideal é seguir as oscilações em tempo real via home broker ou plataforma de negociação que você utiliza no dia a dia.

Afinal, essas ferramentas costumam oferecer gráficos para acompanhamento do mercado muito mais robustos e completos. Eles podem fazer a diferença para aqueles que precisam de agilidade e precisão para operar na bolsa.

Como acompanhar as cotações da bolsa?

Você já sabe como acompanhar o Ibovespa em tempo real e as ações negociadas na bolsa, certo? Então deve imaginar que fazer o acompanhamento das cotações da bolsa – incluindo outros ativos negociados nesse ambiente – exija os mesmos passos.

Seja por meio de sites, aplicativos, home broker ou plataformas de investimento ou até mesmo via B3, é possível acompanhar praticamente todas as cotações de ativos e derivativos disponíveis no mercado brasileiro.

Nestes ambientes você consegue acompanhar, em tempo real, as cotações da bolsa para fundos de índice (ETF), fundos imobiliários (FIIs), ações, índices futuros, entre tantos outros. Desta forma, se tornará muito mais fácil tomar decisões de investimento ou especulação mais embasadas.

Não se esqueça apenas que, antes de fazer suas operações, é fundamental conhecer seu perfil de investidor e seus objetivos. Lembre-se de que você precisa ser tolerante aos riscos da renda variável e deve saber qual seu propósito com as operações para evitar frustrações.

E então, entendeu como acompanhar o Ibovespa em tempo real de maneira simples – seja para operar ou investir? Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Então deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *