Data-com e data-ex: conheça esses dois conceitos do mercado financeiro!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Se você investe na bolsa de valores ou tem interesse em começar, é fundamental conhecer alguns conceitos que impactam o recebimento de proventos, como dividendos, juros sobre capital próprio (JCP) e rendimentos de Fundos Imobiliários (FIIs). Dois deles são a data-com e a data-ex.

Ambos estão relacionados ao direito de receber esses pagamentos distribuídos por ações ou FIIs. Além disso, esses eventos são capazes de influenciar o comportamento de preços dos ativos, tendo efeitos relevantes mesmo para os investidores que não focam nesses ganhos.

Quer entender mais sobre a data-com e a data-ex e sua importância para quem aloca recursos no mercado financeiro? Continue a leitura para conferir as principais informações!

O que é data-com e data-ex?

A data-com marca o último dia em que o ativo é negociado com direito ao provento anunciado. Quem adquirir ações ou cotas de FIIs até essa data — respeitando o prazo de liquidação — terá direito ao pagamento.

Portanto, se você comprar ações ou cotas de fundos até esse dia, terá direito a receber aquele provento específico. Quando uma empresa ou fundo anuncia um pagamento, informa essa data para que os investidores possam se programar. 

Já a data-ex é o dia seguinte à data-com. Ela é definida com base nas informações enviadas pela empresa ou fundo, seguindo os prazos de liquidação aplicáveis ao tipo de ativo.

A partir da data-ex, quem compra aquele ativo não tem mais direito ao provento anunciado. Isso significa que, se você adquirir as ações ou cotas na data-ex ou depois, precisa aguardar um novo anúncio de distribuição para participar.

Nesse sentido, é importante destacar que a data-ex não é necessariamente o dia em que a distribuição do provento acontece. Ela está relacionada à definição de quem tem o direito de receber, mas o pagamento pode ocorrer em outro momento.

Ademais, cabe destacar que a data-com e a data-ex não são fixas nos calendários das companhias ou FIIs. Eles têm a liberdade de definir as próprias regras e políticas internas de distribuição de resultados, desde que sigam as normas vigentes. 

Desse modo, o investidor deve acompanhar as divulgações das alternativas de interesse para se planejar. Essa informação costuma estar presente no site das companhias e fundos na seção de Relacionamento com os Investidores (RI). A distribuição também pode ser divulgada em canais de comunicação das instituições financeiras.

Como essas datas funcionam, na prática?

Para entender melhor essa dinâmica, vale a pena verificar um exemplo prático. Considere que, em 26 de junho, determinada empresa informa que pagará dividendos de R$ 1,10 por ação. Junto desse comunicado, ela define que a data-com é 20 de julho. 

Isso significa que, se você deseja receber esses benefícios, precisa comprar os papéis da companhia até 20 de julho. Caso faça a aquisição no dia 21 do mesmo mês ou depois, não terá direito a esse pagamento, pois esse já será considerado o período ex-dividendos — sem os proventos.

Porém, se você já possuía ações dessa empresa em sua carteira, bastaria mantê-las, pelo menos, até 21 de julho para garantir o recebimento dos proventos. Nessa situação, não seria necessário fazer nenhuma nova compra, apenas aguardar o benefício.

Se, além de manter as ações, você decidir adquirir mais papéis até a data-com, o montante dos dividendos é proporcional à quantidade total de ativos que você tiver em seu portfólio na data.

Ainda, caso você os venda a partir de 21 de julho, o direito de receber os proventos é preservado. Isso ocorre mesmo que as ações ou cotas não estejam mais em sua carteira no momento da distribuição.

Como a data-com e a data-ex interferem no preço dos ativos?

Além de definir quem tem direito aos proventos, as datas-com e ex têm o potencial de influenciar a variação dos preços dos ativos na bolsa de valores. Quando uma empresa ou um Fundo Imobiliário anuncia um pagamento, é comum que o preço das ações ou cotas tenha uma valorização até a data-com.

Isso acontece porque há investidores que se interessam pela possibilidade de receber os dividendos ou outros proventos, o que tende a estimular o aumento da demanda pelos ativos nesse período. No entanto, essa valorização não é garantida e depende do comportamento do mercado.

A partir da data-ex, o provento é automaticamente descontado do preço do ativo. Esse desconto é ajustado pela bolsa de valores, proporcional ao valor do provento, ocorrendo de maneira automática no preço de abertura do pregão na data-ex.

Nesse sentido, ao distribuir parte dos seus lucros, o patrimônio da empresa ou do FII diminui, refletindo-se na cotação dos seus papéis.

Por essa razão, não faz sentido pensar em estratégias como comprar uma ação só para vendê-la imediatamente após o pagamento do dividendo, esperando algum tipo de lucro fácil. O desconto no preço ocorre de forma proporcional ao montante distribuído.

Somado a esse ajuste automático, o mercado reage às leis de oferta e demanda. Assim, o preço dos ativos pode sofrer outras variações, inclusive quedas adicionais após a data-ex, influenciadas por movimentações de especuladores.

Qual é a importância dessa informação para a estratégia do investidor?

Entendendo o significado de data-com e data-ex e o potencial que esses eventos têm de impactar o mercado financeiro, fica fácil perceber que esses são conceitos importantes para o investidor. Saber quando esses momentos acontecem viabiliza uma melhor organização.

Desse modo, o investidor tem condições de realizar aportes no momento certo, reduzindo as chances de perder eventuais pagamentos. Então a pessoa que acompanha as datas relativas aos proventos tem mais embasamento para aproveitar a sua distribuição.

Adicionalmente, o investidor pode lidar estrategicamente com as oscilações nos preços dos ativos que esses pagamentos feitos por empresas ou FIIs geram. Logo, verificar esse dado ajuda você a tomar decisões melhores na hora de investir, além de permitir avaliar o momento adequado para rebalancear sua carteira.

Em contrapartida, sem o considerar, você corre o risco de fazer as operações em períodos menos vantajosos, perdendo dinheiro ou deixando de lucrar nas negociações.

Como você viu, aprender os conceitos de data-com e data-ex é útil para quem investe na bolsa de valores e deseja aproveitar os proventos ou fazer movimentações mais estratégicas. Acompanhar essas datas contribui para entender as variações nos preços de ativos que fazem essa distribuição.

Você gosta de conteúdos como este? Acompanhe todas as novidades seguindo nossos perfis nas redes sociais — você nos encontra no Instagram, LinkedIn e YouTube!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!