Goal-based Investing: como usar essa estratégia para investir melhor?

Quem deseja ingressar no mercado financeiro pode ter dúvidas sobre quais alternativas incluir na carteira. Isso porque existem diferentes tipos de investimento — sejam eles de renda fixa ou variável —, com os mais variados níveis de riscos e retorno.

Uma estratégia que pode facilitar essa escolha é chamada de goal based investing ou GBI. Por meio dela, você consegue montar um portfólio personalizado, atendendo aos seus principais interesses e necessidades.

Quer saber mais a respeito do assunto? Confira, neste post, o que é o goal based investing e como usar essa estratégia para investir melhor.

Aproveite!

O que é e como funciona o goal based investing?

A expressão inglesa “goal based investing” pode ser traduzida como “investimento baseado em objetivo”. Isto é, ela consiste em tomar decisões de investimentos considerando os planos previamente traçados pelo investidor.

Nesse sentido, além de critérios como segurança, rentabilidade e liquidez, leva-se em conta a realização de um objetivo específico. Assim, o seu sucesso no mercado não será medido somente pelo retorno obtido com os investimentos, mas pelo alcance das metas definidas.

O primeiro passo para adotar essa estratégia envolve a definição das suas expectativas, necessidades e metas financeiras. Ou seja, é preciso identificar o quanto de capital você pretende obter, em qual prazo, a disponibilidade de investir periodicamente etc.

O passo seguinte será buscar no mercado financeiro as alternativas mais apropriadas e que se alinhem com essas questões. Depois, é preciso acompanhar se os resultados obtidos estão dentro do esperado ou se há necessidade de fazer o rebalanceamento do portfólio.

Quais são os diferenciais dessa estratégia?

O goal based investing não é a única estratégia encontrada no mercado financeiro. Desse modo, é possível que você queira saber os diferenciais desse método para os demais utilizados por quem investe.

Não é raro encontrar quem toma as suas decisões de investimento com base em análises de profissionais do mercado. Contudo, esse tipo de avaliação é normalmente feito considerando um determinado perfil de investidor ou um momento pontual do mercado e do ativo analisado.

Porém, nem tudo o que funciona para um perfil funcionará para você. Afinal, cada pessoa possui características e interesses próprios. Dessa maneira, o goal based investing é uma das poucas técnicas que permitem a montagem de uma carteira 100% personalizada.

Afinal, diferentemente das demais estratégias, as escolhas são feitas para satisfazer os seus objetivos — o que é diferente de atender a um grupo ou perfil ou, ainda, buscar pela maior rentabilidade. Essa possibilidade de personalização é o diferencial do GBI.

Por que o goal based investing pode ser interessante?

Ainda que o conceito por trás do goal based investing seja simples, a sua aplicação tende a ser bastante interessante para quem investe. Entre os benefícios da sua utilização, está a maior clareza e disciplina no momento de tomar as decisões.

Isso significa que você saberá exatamente a razão de ter escolhido uma determinada alternativa para a sua carteira e qual é a finalidade que ela atenderá. Outra vantagem é o aumento do nível de satisfação do investidor com os resultados obtidos.

Como as escolhas são feitas visando atender a uma necessidade predeterminada, isso tira o peso de ter que buscar as melhores oportunidades ou os investimentos mais rentáveis para se sentir realizado. A estratégia também evita tomar decisões precipitadas ou seguindo a manada.

Como você aprendeu, o goal based investing pode ser uma técnica para você montar uma carteira única e customizada em busca dos seus sonhos. Então não deixe de considerá-la no momento de investir para entender se ela funciona no seu caso.

Comente abaixo o que você achou deste conteúdo ou suas dúvidas!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é head de sales B2B e B2C em renda variável em um banco de investimentos. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *