Reserva de oportunidade: o que é e quando vale a pena fazer?

Você já deve saber que o mercado de investimento é imprevisível, certo? Por isso, quando surgem boas oportunidades, você precisa estar preparado para aproveitá-las. Diante disso, muitos investidores buscam ter uma reserva de oportunidade.

No entanto, também há riscos nessa estratégia. Assim, para saber quando vale a pena fazer uma reserva de oportunidade, é preciso fazer uma reflexão mais profunda.

Quer saber mais? Neste texto, você entenderá o que é essa reserva, quando vale a pena compor e como construí-la — se fizer sentido na sua estratégia de investimentos.

Confira!

O que é reserva de oportunidade?

A reserva de oportunidade é um capital que pode ser usado quando surgir uma boa chance de investimento no mercado financeiro. Para entender melhor, vamos considerar o cenário de 2020. A crise provocada pelo covid-19 fez com que diversas ações na bolsa de valores despencassem.

Então, quando a bolsa começou a cair, muitos investidores enxergaram uma oportunidade para ganhar dinheiro. Isso porque boas empresas poderiam se recuperar e trazer lucros maiores no futuro. Logo, muitos alocaram parte dos seus recursos na compra de ações.

No entanto, nem todos os investidores tinham dinheiro disponível para realizar compras nesse cenário. Aqueles que não tinham uma reserva de oportunidade, por outro lado, podem ter considerado utilizar a reserva de emergência. Essa decisão, contudo, não é segura diante de uma crise.

Qual a diferença entre reserva de oportunidade e reserva de emergência?

Como você viu, diante de possíveis oportunidades no mercado, muitos investidores podem ficar ávidos para investir o dinheiro do seu fundo de emergência no mercado acionário. Mas é importante não confundir a finalidade desses dois tipos de reserva.

A reserva de oportunidade é um dinheiro destinado exclusivamente para aproveitar cenários potencialmente interessantes de investimento. Enquanto isso, a reserva de emergência é um recurso financeiro que fica reservado apenas para situações imprevistas.

Por exemplo, a perda de emprego, um acidente ou adoecimento de um familiar. Por isso, sua reserva de emergência não deve ser utilizada como reserva de oportunidade sem critérios. É sempre importante ter dinheiro disponível para emergências.

Quais as vantagens de fazer uma reserva de oportunidade?

Ao entender o conceito de reserva de oportunidade e qual a sua diferença em relação à reserva de emergência fica mais fácil identificar as suas vantagens. A principal é a chance de aproveitar momentos específicos do mercado para acumular patrimônio.

Afinal, se uma boa oportunidade aparecer de repente e você tiver uma reserva financeira destinada para isso, pode fazer um investimento vantajoso. Assim, não deixará de buscar lucros por falta de capital disponível.

A reserva de oportunidade também pode ser pensada na compra de bens duráveis. Ao se deparar com um veículo ou imóvel sendo vendido com ótimo desconto, por exemplo, você teria dinheiro para realizar a compra.

Quais os riscos envolvidos com a reserva de oportunidade?

Apesar de poder ajudar em momentos específicos, há riscos para quem tem uma reserva à espera de oportunidades. Por exemplo, a dificuldade de reconhecer uma situação realmente vantajosa, os riscos de lidar com a imprevisibilidade do mercado e a sub alocação do montante enquanto se espera.

Lembre-se de que, especialmente na renda variável, identificar uma situação de oportunidade nem sempre é simples. Sendo assim, o entendimento do que é oportunidade depende do próprio investidor — e nem sempre se concretizará no futuro.

Além disso, a imprevisibilidade do mercado faz com que você não saiba o momento que essa boa chance surgirá. Se o seu dinheiro fica alocado em aplicações financeiras pouco rentáveis, por exemplo, você poderá amargar perdas significativas diante do chamado custo de oportunidade.

Assim, deixar o dinheiro disponível em uma reserva para aproveitar eventuais oportunidades, por exemplo, pode fazer com que o potencial de lucro desse cenário possível do futuro não cubra a subalocação.

Nesse sentido, fazer aportes regulares poderia ser mais efetivo do que aguardar “o melhor momento” de investir. Afinal, você não sabe quando — ou mesmo se — esse momento surgirá.

Quando vale a pena fazer uma reserva de oportunidade?

Decidir fazer ou não a reserva de oportunidade depende da estratégia de cada investidor. Como você viu, é preciso considerar o custo dela. Ou seja, pense nas possíveis perdas referentes às suas escolhas antes de tomar uma decisão.

Sua reserva de oportunidade deve estar alocada em investimentos com liquidez diária para ser resgatado a qualquer momento. Logo, você terá que abrir mão de potenciais de rentabilidades maiores em rendimentos de longo prazo.

Por isso, ao construir o seu planejamento financeiro, avalie todas as suas opções de investimentos e veja quais são as mais adequadas para os seus objetivos. É possível simular diferentes cenários para avaliar o custo de oportunidade, avaliando as possibilidades de rendimento em cada situação.

Além disso, é importante saber que a reserva de oportunidade deve ser feita quando já existe uma reserva de emergência formada. Assim, você sempre terá mais segurança para lidar com imprevistos financeiros.

Como fazer uma reserva de oportunidade?

Depois de entender as características, vantagens e riscos da reserva de oportunidade você acredita que essa estratégia de investimento é vantajosa para o seu caso? Então aprenda como construir uma reserva de oportunidade:

Define o valor da sua reserva

Não existe um valor mínimo ou fixo estipulado para a sua reserva de oportunidade. Isso depende de cada investidor. Mas você pode considerar alguns fatores que ajudarão a definir o montante ideal.

Avalie, por exemplo, a sua renda, seus gastos, e qual montante financeiro faz sentido separar para colocar em prática esse tipo de estratégia.

Verifique onde investir o dinheiro

Na hora de escolher onde alocar a sua reserva de oportunidade, é importante pensar nos investimentos com alta liquidez e segurança. Afinal, o dinheiro deve estar sempre disponível para resgate, já que as oportunidades podem acontecer a qualquer momento.

Os principais investimentos com liquidez diária são CDBs (certificado de depósito bancário), RDBs (recibos de depósito bancário) e os títulos do Tesouro Selic. Também podem existir fundos de investimentos de renda fixa com alta liquidez e segurança.

Como vimos, a reserva de oportunidade permite ter dinheiro à disposição para aproveitar eventuais possibilidades no mercado. Mas não se esqueça de analisar os seus objetivos financeiros, os prós e contras dessa alternativa e o seu perfil de investidor para saber se essa estratégia é realmente válida para você!

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre finanças e investimentos? Então siga-nos nas redes sociais e acompanhe nossas publicações. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *