Resoluções de ano novo: 6 passos para começar um novo ciclo financeiro!

Sejam quais forem as suas resoluções de ano novo, é natural que elas envolvam gastos financeiros. Isso é válido, por exemplo, para realizar sonhos e metas almejadas. O dinheiro também é necessário para pagar contas obrigatórias no começo do ano, como impostos.

Sendo assim, o nível de organização financeira no começo do ano pode influenciar na sua rotina ao longo dos próximos 365 dias. Assim, existe tanto a possibilidade de multiplicar o patrimônio quanto a de passar por um período de descontrole no orçamento.

Quer aprender novos hábitos financeiros para concretizar as resoluções do ano novo e ter uma relação mais saudável com o dinheiro? Continue a leitura e veja 6 passos necessários!

O que são as resoluções de ano novo?

Primeiro, é preciso entender o que são as resoluções de ano novo. Esse entendimento é válido mesmo para quem não faz o registro metodicamente dos sonhos ou metas. Afinal, ainda assim é natural que você pense nas áreas que deseja melhorar na sua vida no novo ano.

Isso pode refletir em diversas resoluções, como:

  • cuidado com a saúde mental e a física;
  • matrícula em cursos de capacitação;
  • compra de um imóvel ou carro;
  • viagem para fora do Brasil;
  • otimização da vida financeira e outros.

Como você viu, não importa quais sejam as suas resoluções de ano novo — todas envolvem dinheiro. Isso acontece até com projetos imateriais, como passar mais tempo com a família. Afinal, é preciso ter estabilidade financeira para conseguir esse nível de tranquilidade.

Qual a importância de traçar metas para o novo ciclo que se inicia?

Conseguiu entender o que são as resoluções de ano novo? O passo seguinte é descobrir a importância de traçar esse tipo de meta. Um ponto central é que essa prática torna possível definir com cautela o que precisa ser efetuado e em quanto tempo você pode realizar seu objetivo.

Caso contrário, é mais difícil implementar as mudanças necessárias. Se você não souber quanto precisa economizar e o propósito da economia não será simples mudar seus hábitos. A falta de clareza traz mais risco de descontrole do orçamento e de desmotivação.

Por que olhar com cuidado para suas finanças?

Como foi possível notar, a organização financeira está envolvida em qualquer objetivo e as finanças impactam diversos setores da nossa vida, direta ou indiretamente. Por isso, vale a pena olhar com mais cuidado para as suas finanças no novo ano que se inicia.

Imagine que você tenha como meta cuidar mais da saúde física e mental. Isso provavelmente envolve gastos com médicos, remédios, alimentos específicos e outros, certo? Além disso, é necessário evitar o estresse e a ansiedade no dia a dia.

Como mostram pesquisas, a falta de dinheiro influencia o aumento de depressão, angústia, baixa qualidade do sono etc. Logo, é mais difícil cuidar da saúde física e mental se você não definir a meta de melhor organização financeira.

6 Passos para começar um novo ciclo financeiro

Você já entendeu a importância da organização financeira para as resoluções de ano novo. Agora é o momento de conhecer os 6 passos que podem ser seguidos para atingir esse objetivo.

Acompanhe!

1. Quite as suas dívidas

Se você tem dívidas atrasadas, a prioridade deve ser quitar as pendências. Isso é válido em qualquer circunstância. Por exemplo, não faz sentido querer investir dinheiro ou fazer compras importantes sem resolver primeiro essa realidade.

Lembre-se de que as dívidas podem aumentar com o tempo e tornar a sua saúde financeira desequilibrada. Assim, liste as dívidas restantes e monte um planejamento para quitá-las. Vale a pena priorizar as que cobram juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial.

2. Fuja das desmotivações

Dificuldades financeiras costumam causar uma sensação de fracasso. Por exemplo, as dívidas levam a cobranças e a CPFs negativados, o que tende a gerar constrangimentos. Assim, é preciso se preparar para que situações como essas não desmotivem as suas resoluções de ano novo.

Para isso, tenha em mente que problemas com finanças são comuns na cultura brasileira. Afinal, a educação financeira não costuma ser ensinada nas escolas. De qualquer maneira, não é tarde. Você pode manter a disciplina e melhorar sua situação.

3. Evite comprar por impulso

Fazer compras por impulso leva você a gastar fora do orçamento planejado — e, muitas vezes, sem necessidade. Quando isso ocorre, significa que é preciso realizar um controle emocional para equilibras as finanças.

Para isso, é válido identificar o que você almeja preencher com as compras. A partir disso, o próximo passo é lidar com os problemas da maneira mais racional. Dependendo da profundidade da questão, pode ser necessário procurar ajuda profissional para evitar endividamento.

4. Entenda que o dinheiro é um meio de alcançar sonhos

Para melhorar sua gestão financeira, é importante não ver o dinheiro apenas como o responsável pelo pagamento das contas. Enxergue-o como um mecanismo para alcançar seus sonhos. Essa ressignificação ajuda a criar uma relação mais saudável e racional com ele.

5. Defina as suas prioridades

Você deve ter inúmeros sonhos, mas como o dinheiro pode ser limitado, é necessário definir prioridades para cada momento. Caso contrário, o orçamento será insuficiente e a sua saúde financeira pode ser perdida.

Muitas vezes, a falta de prioridade pode inviabilizar a concretização das metas desejadas, que não serão realistas diante dos seus limites. Ela também contribui para desmotivação na busca da realização dos sonhos, porque você pode achar que eles estão muito distantes.

6. Comece a poupar para investir

É possível multiplicar o patrimônio com uma maior organização financeira. Isso acontece por meio de investimentos. Assim, vale a pena separar reservas mensais para realizar aportes e aproveitar a rentabilidade no mercado financeiro.

Para os primeiros passos no investimento iniciarem, é preciso entender mais sobre o seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Esse cuidado ajudará você a entender quais opções são mais viáveis para suas necessidades.

Percebeu como é possível concretizar as resoluções financeiras de ano novo? Não se trata de uma tarefa fácil, mas você pode mudar sua realidade. Siga os passos que acompanhou aqui e veja como valeu a pena ao final do ano!

Quer começar o novo ano com mais informações sobre finanças e investimentos? Assine a newsletter do nosso blog!

 

 

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é head de sales B2B e B2C em renda variável em um banco de investimentos. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *