Asset allocation: quais são os pilares de uma boa alocação de recursos?

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Investir envolve diferentes aspectos e conhecimentos. Afinal, não basta colocar o seu dinheiro em uma ou em outra aplicação. Para que os investimentos possam gerar bons resultados ao investidor, é preciso saber como fazer a melhor alocação dos recursos.

Nesse sentido, entender os pilares do asset allocation é fundamental para quem deseja investir com estratégia e aumentar o potencial de ganhos. Isso porque a estratégia permite monitorar a composição da sua carteira em busca de melhores retornos.

Conheça, a seguir, o que é asset allocation e saiba como usar essa tática em favor dos seus investimentos!

O que é asset allocation e como funciona?

Asset allocation é o termo em inglês para alocação de recursos. Na prática, ele significa a estratégia usada por investidores para otimizar os seus investimentos. Assim, os riscos são mitigados e os ganhos são potencializados com a adequada diversificação da carteira.

A prática possibilita distribuir os recursos entre diferentes tipos de investimentos, como títulos privados, fundos de investimentos e ações. Para tanto, a atividade é feita com análise criteriosa de diversos fatores, tais como perfil do investidor e metas financeiras.

Qual a importância da alocação de recursos?

Mas por que é interessante usar a estratégia de asset allocation? Ao diversificar os seus investimentos, você reduz consideravelmente o risco de grandes perdas em caso de quedas em um ativo ou crises em uma em um setor específico, por exemplo.

Dessa maneira, a alocação de recursos permite que ganhos em áreas bem-sucedidas compensem eventuais quedas em outras, mantendo o equilíbrio geral de seu portfólio. Afinal, uma carteira bem distribuída tende a manter o patrimônio do investidor mais seguro.

Além disso, o asset allocation está ligado à disposição ao risco e aos objetivos financeiros do investidor. Quando bem executada, a estratégia possibilita investimentos mais adequados às suas necessidades.

Quais são os pilares do asset allocation?

Ao entender o conceito e a importância do asset allocation, é possível entender que distribuir os diferentes tipos de aplicação não é uma tarefa para ser feita sem embasamento. Certos pilares devem ser observados para que você consiga alocar os recursos de modo eficaz.

Confira quais são as bases dessa estratégia!

Diversificação inteligente

O primeiro ponto a ser considerado é diversificar o uso do dinheiro. A antiga sabedoria popular já diz: “não coloque todos os ovos em um único cesto, pois se o recipiente cair, todos os ovos, ou a maior parte deles, se quebrarão”.

A lógica com investimentos é semelhante. Caso um investidor mantenha os seus esforços financeiros concentrados em um só tipo de investimento, as chances de perda são grandes devido à volatilidade do mercado.

Mas é válido reforçar que diversificar de modo inteligente não envolve apenas distribuir o dinheiro em diferentes alternativas de renda fixa e renda variável. Mais do que isso, é preciso pensar em ativos de variados setores e regiões geográficas, a fim de descentralizar os recursos.

Imagine, por exemplo, que uma pessoa deixa todo o seu patrimônio investido nas ações de uma única empresa. Diante de uma crise que leve à queda na cotação, a perda será bastante expressiva para o investidor.

Nesse caso, se a pessoa tivesse usado o dinheiro para investir em ações distintas e outros tipos de ativos, a perda seria minimizada. Desse modo, é possível reduzir o impacto negativo de um mau desempenho ao diversificar a sua carteira.

Portanto, com a estratégia de asset allocation, você pode proteger o seu portfólio contra oscilações, aumentando as chances de sucesso a longo prazo.

Determinação de objetivos claros e metas alcançáveis

Pense nos investimentos como um meio para levá-lo de sua atual situação financeira para o futuro desejado. Esse exercício é importante porque as chances de sucesso com a jornada reduzem se o saldo esperado não for claro o suficiente.

Da mesma maneira que um viajante precisa ter em mãos um endereço de chegada, o investidor deve estabelecer um objetivo específico para as suas ações. Aposentadoria confortável, aquisição de um imóvel, viagem, educação dos filhos ou determinada quantia no saldo bancário são exemplos desses propósitos.

Mas é preciso ir além nessa definição, determinando detalhes sobre o valor e o prazo para o alcance do objetivo. Por exemplo: acumular R$150 mil em 10 anos para aplicar o dinheiro nos estudos dos filhos.

Ademais, é necessário entender se a intenção estabelecida é alcançável. Isso é feito considerando, entre outros aspectos, a capacidade do investidor de acumular tal quantia e de fazer investimentos que contribuam para alcançar o montante desejado.

Para tanto, é possível dividir o objetivo em metas acessíveis e detalhadas. No exemplo, você pode determinar quantias a serem economizadas ao término de cada ano, ampliando também o capital que servirá de base para o cálculo de juros.

Essa compreensão é fundamental para que você possa decidir, com mais clareza e confiança, como distribuir o seu dinheiro entre as alternativas do mercado.

Definição do seu perfil de investidor

Outro pilar do asset allocation é a análise do perfil de investidor. Pessoas que investem têm diferentes níveis de aversão ao risco, o que influencia diretamente as escolhas de alocação de recursos.

Um investidor arrojado, por exemplo, é aquele que costuma se sentir mais à vontade com maior exposição à renda variável, já que os riscos são mais elevados. Já o conservador tende a preferir uma alocação mais orientada para títulos de menor risco na renda fixa, a fim de proteger o seu patrimônio.

Monitoramento e reavaliação constantes

O mercado muda com frequência. Por essa razão, a distribuição dos investimentos feita hoje no portfólio pode não estar adequada às suas estratégias no futuro. Logo, o asset allocation prevê que você considere o acompanhamento e a revisão constante das alternativas, promovendo o rebalanceamento da carteira.

Conforme os cenários evoluem e suas metas pessoais se alteram, é fundamental reavaliar e realinhar as táticas. Esse cuidado possibilita que o portfólio permaneça conectado com seus objetivos e continue sendo relevante às condições de mercado.

Como você pôde conferir, o asset allocation está relacionado à escolha inteligente sobre a distribuição do seu dinheiro em diferentes alternativas de investimentos. A escolha estratégica da alocação de recursos deve considerar objetivos e perfil do investidor para melhores resultados.

Não pare o seu aprendizado por aqui. Entenda agora como diversificar a sua carteira de investimentos com ações internacionais!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!