No mercado financeiro, existem diversos tipos de fundos de investimento, cada um com seus propósitos e riscos. Por esse motivo, antes de investir em qualquer deles, é preciso fazer uma análise para escolher aqueles mais alinhados ao seu perfil e objetivos.
Nesse contexto, você precisa entender os conceitos de alfa, beta e Sharpe. Eles ajudam na avaliação de fundos, oferecendo uma base para decidir se determinada alternativa faz sentido para a sua carteira de investimentos.
Quer saber mais sobre alfa, beta e Sharpe, além de entender qual é a relação desses conceitos com fundos de investimento? Continue acompanhando as informações deste artigo!
O que é Alfa?
Alfa (α) é uma medida de desempenho que compara o retorno de um investimento com a rentabilidade esperada, baseada no seu nível de risco. Na prática, ele indica se uma alternativa está superando ou ficando atrás do seu índice de referência — conhecido como benchmark.
Um alfa positivo sugere que o investimento está rendendo mais do que o esperado, dado seu risco. Por outro lado, quando a métrica é negativa, significa que a alternativa está rendendo abaixo das expectativas.
A fórmula de alfa é:
E(ri) = Rf + Bi(E(rm) – Rf)
Entenda o que significam os componentes do cálculo:
- E(ri): expectativa de retorno do investimento;
- Rf: retorno com a taxa livre de risco;
- Bi: beta (risco) do investimento;
- E(rm): rentabilidade esperada do mercado.
O que é beta?
Por sua vez, beta (β) é um indicador que mede a volatilidade de um investimento. Assim, ele permite avaliar o risco de uma alternativa em comparação com o mercado para entender como ela pode se comportar em diferentes cenários.
Existem três classificações da métrica. Veja:
- beta equivalente a 1 indica que o investimento tende a se mover em linha com o risco do mercado;
- beta maior do que 1 sugere que o investimento é mais volátil do que o mercado;
- beta menor do que 1 representa menor volatilidade.
A fórmula para calcular o beta é:
Beta = Covariância entre o retorno do investimento e do mercado / Variância do retorno do mercado
O que é Sharpe?
Já o Sharpe — também chamado de Índice de Sharpe — mede o retorno adicional que um investimento gera para o risco assumido. A métrica considera a volatilidade (desvio-padrão) dos retornos. O indicador é útil para avaliar se uma alternativa oferece uma compensação adequada pelo risco assumido.
A fórmula de Sharpe é:
(Rp – Rf) / σP
Seus elementos são:
- Rp: retorno do investimento;
- Rf: retorno com a taxa livre de risco;
- σP: desvio-padrão do investimento.
Qual é a relação desses três conceitos com fundos de investimento?
Agora você entendeu os conceitos de alfa, beta e Sharpe. Mas falta saber como esses indicadores de performance se relacionam com os fundos de investimento. Com a avaliação do alfa, você pode observar se o gestor de um fundo está gerando valor ao investidor com suas decisões.
Já ao analisar o beta, o investidor consegue verificar a relação entre risco e retorno de um fundo em comparação com o mercado. Por fim, avaliando o Sharpe, você pode analisar o retorno do fundo ajustado ao risco.
Os indicadores alfa, beta e Sharpe são relevantes para avaliar o desempenho e o risco dos fundos de investimento. Com a análise deles, você tem a chance de tomar decisões mais embasadas para o seu portfólio quanto à compra, manutenção ou venda de cotas.
Quer complementar seus estudos sobre o assunto? Confira como fazer comparação de fundos de investimento!