6 Tendências em empreendedorismo para 2020

Empreender é o desejo de milhões de brasileiros. E saber quais as principais tendências em empreendedorismo para 2020 e para os próximos anos pode ser um passo importante paras e dar em direção ao sucesso do negócio próprio.

Se este for o seu objetivo, saiba que existem inúmeras oportunidades que podem ser exploradas por quem pensa em ter o seu próprio empreendimento neste ano que se inicia. Basta escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil e objetivos e seguir em frente.

Então que tal conhecer 6 das principais tendências em empreendedorismo para 2020 e dar o pontapé inicial rumo ao seu sucesso como empresário? Continue a leitura e descubra!

1.      Mercado Pet

Não é novidade para ninguém que o mercado pet está em franca expansão no Brasil. Inclusive, em 2018 o país se tornou o segundo maior mercado para pets de todo o planeta. Impressionante, não é mesmo?

Por isso, todas as empreitadas neste setor prometem ser uma das principais tendências em empreendedorismo para 2020.

E são inúmeras as oportunidades de empreender neste segmento pet. Você pode, por exemplo, abrir um negócio especializado em banhos, em produtos para pets, uma clínica veterinária ou até mesmo criar uma marca de produtos ou alimentos para pet.

A alimentação caseira para pet também é uma tendência para este ano, assim como o negócio de banho e tosa itinerantes para pets – conhecidos como pet shop móvel.

2.      Alimentação gourmet e fitness

Outro segmento que promete ser uma das principais tendências em empreendedorismo para 2020 no mercado nacional é o de alimentação gourmet e fitness.

Os alimentos com alto valor agregado, também conhecido como alimentos gourmet, seguem fortes neste ano. Afinal, trata-se de uma alternativa para consumir produtos bem preparados e diferenciados em relação aos alimentos tradicionais – gerando uma experiência única ao consumidor.

Além dos alimentos gourmet, a alimentação fitness deve se manter como tendência em 2020, especialmente por conta da conscientização de parte da população quanto à necessidade de manter uma alimentação mais saudável, que proporcione bem estar e mais saúde.

Portanto, se você tem talento para culinária ou deseja abrir um negócio neste ramo, a alimentação gourmet e fitness pode ser uma oportunidade para você empreender em 2020.

3.      Trabalho home office

O trabalho em formato home office – no qual o trabalhador não precisa se deslocar até um ambiente físico para trabalhar – é uma tendência mundial há alguns anos. Entretanto, em 2020 esta parece ser uma alternativa cada vez mais viável e abrangente.

Isso porque, no home office, a imaginação é quem limita as possibilidades de um negócio próprio.

Você pode, por exemplo, optar por oferecer serviços de atendimento remoto – via WhatsApp, por exemplo, criar uma pequena fábrica de alimentos artesanais, criar uma empresa de consultoria nas mais diferentes áreas, abrir uma empresa para organização de festas, iniciar um negócio de aulas ou cursos online, etc.

É possível até mesmo abrir uma franquia que permita o trabalho em home office. Hoje em dia é cada vez maior o número de franquias deste tipo no mercado brasileiro.

Todas estas opções citadas estão em alta e podem ser alternativas interessantes para quem deseja abrir seu próprio negócio neste ano e não possui uma alta quantia para investir no empreendimento.

4.      Clube de assinatura

Os clubes de assinatura tiveram grande sucesso nos últimos anos e devem seguir em alta neste ano. Trata-se de um empreendimento no qual se oferece um produto ou serviço mensal aos consumidores, mediante assinatura.

Ou seja, você recebe uma mensalidade e, em troca, oferece produtos ou serviços de um determinado nicho aos seus clientes.

Assim como o trabalho em home office, são muitas as opções de atuação neste nicho. Você pode, por exemplo, oferecer itens para pets, alimentos saudáveis ou gourmets via assinatura, cervejas ou outras bebidas artesanais, roupas ou até mesmo cursos online – aos quais o consumidor tem acesso enquanto paga a assinatura mensal a você.

Portanto, se você tem algo a oferecer – seja um produto ou serviços, vale a pena considerar os clubes de assinatura como alternativa de negócio para 2020.

5.      Coaching

Apesar de controverso, o universo coaching segue como uma das principais tendências de empreendedorismo para 2020.

Este mercado, que se popularizou no país nos últimos anos, oferece oportunidades para novos empreendedores que possuem competências que podem ser compartilhadas e ensinadas. Tanto na área pessoal quanto profissional.

Se você deseja se tornar um coaching, portanto, buscar por uma formação na área e abrir uma pequena empresa de coaching pode ser uma oportunidade de empreendimento para 2020 – e também para os próximos anos.

6.      Economia compartilhada

Por fim, a economia compartilhada também figura entre as principais tendências de empreendedorismo para 2020. Afinal, o consumo consciente tem se tornado uma constante no dia a dia de muita gente – e tende a avançar ainda mais nos próximos anos, conforme a educação financeira for se disseminando no país.

A economia compartilhada é uma tendência fomentada no compartilhamento de recursos, sejam eles físicos, humanos ou intelectuais – resultando em um bom negócio para aqueles que fazem parte do sistema.

Um exemplo disso são os aplicativos que permitem o compartilhamento de itens e serviços – sejam eles de transporte, vestuário, alimentação, entre outros.

Mas se você pensa que os serviços de economia compartilhada se limitam às empresas como Airbnb, Waze e Uber, por exemplo, saiba que você está enganado.

Este ambiente colaborativo pode ser inserido nos mais diversos negócios. Você pode, por exemplo, criar uma plataforma de compartilhamento de hospedagem, de trabalho; oferecer sistemas de compartilhamento de itens diversos – como itens para festas ou bolsas e sapatos de marca, por exemplo, e muitas outras opções.

A dica é encontrar um nicho e deixar a criatividade solta para encontrar uma oportunidade de empreender e ter a própria empresa de economia compartilhada.

Como você pode perceber, 2020 chega como um ano repleto de oportunidades para todos aqueles que desejam investir em um negócio próprio e ter a chance de alavancar seus ganhos e seu patrimônio ao longo do tempo. Portanto, se você deseja empreender, escolha uma das opções disponíveis para o seu novo negócio e mãos à obra!

Quer saber como cuidar das suas finanças e fazer seu dinheiro render ainda mais a partir de agora? Então se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos de qualidade que vão mudar o modo como você cuida do seu dinheiro e dos seus investimentos!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 8 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é sócio de um escritório de investimento e head de mesa de renda variável. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?.

One thought on “6 Tendências em empreendedorismo para 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *