IFIX: como funciona o Índice de Fundos Imobiliários?

Quem deseja investir em fundos imobiliários (FIIs) encontrará um conceito muito comum nesse segmento: o índice IFIX. Esse é um indicador relacionado aos fundos de investimento imobiliário da bolsa de valores (B3).

Ele foi criado em 2012 para proporcionar mais transparência ao mercado de FIIs brasileiro e conquistar novos investidores. Por meio dele, é possível ter uma visão sobre o desempenho desse mercado e ter suporte para tomar decisões ao compor uma carteira de investimento.

Quer saber mais sobre o IFIX? Então continue a leitura do artigo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é e como funciona o IFIX?

O IFIX é uma sigla que significa Índice de Fundos de Investimento Imobiliários. Esse é um indicador brasileiro que mede o desempenho dos FIIs negociados na B3 que atendam aos critérios de elegibilidade.

Ainda, o IFIX é um índice de retorno total. Isso significa que ele considera o impacto dos dividendos distribuídos, somando-o às variações no preço da cota. Assim, o indicador pode oferecer aos investidores uma visão mais abrangente sobre o mercado de FIIs.

O seu funcionamento é parecido ao dos demais benchmarks do mercado. Ou seja, há a determinação dos critérios de elegibilidade que serão considerados para a montagem da carteira teórica.

Para constar no índice, um FII deve:

  • alcançar 95% de presença em pregão nas 3 carteiras anteriores;
  • ter cotas negociadas a mais de R$ 1;
  • estar elegível entre as FIIs que representam 95% do somatório total do Índice de Negociabilidade (IN) no período de vigência das 3 últimas carteiras.

Qual é a composição do índice?

De modo geral, a cada 4 meses o IFIX passa por uma reavaliação do portfólio, considerando os critérios estabelecidos. Isso torna a carteira bastante dinâmica, com fundos saindo e entrando diante de mudanças relevantes no mercado.

Portanto, a composição muda frequentemente, mas pode ser acompanhada pelo site da B3. Vale destacar que a carteira válida entre maio e agosto de 2023 tinha 111 FIIs distintos, divididos entre veículos ligados a diferentes setores.

Como ele é calculado?

O resultado do IFIX é calculado por meio de uma média ponderada dos retornos dos FIIs selecionados pela B3. De modo geral, cada fundo apresenta um peso. Com isso, a média é feita considerando a influência de cada um no indicador.

O resultado é divulgado em tempo real durante o pregão da bolsa, sendo utilizado como referência para acompanhar a evolução do mercado de fundos de investimento imobiliário no Brasil.

Qual é a importância para o mercado de FIIs?

Por ser o principal indicador do mercado de FIIs, o IFIX é importante por fornecer dados de grande relevância para o setor. Logo, quem se interessa por esse mercado pode saber rapidamente como ele está se comportando.

Além disso, devido à sua influência, ele é capaz de refletir e, ao mesmo tempo, direcionar o comportamento do mercado de FIIs. Com esse índice, também é possível fazer comparações entre diversas carteiras para conferir se os fundos estão tendo bons resultados ou não.

Neste conteúdo, você entendeu o que é o índice IFIX e qual é a sua importância para o mercado de FIIs. Assim, vale a pena acompanhá-lo e, até mesmo, usá-lo como referência para avaliar seus resultados.

Gostou do post e quer saber mais? Então conheça os 10 dos principais fundos de índice listados na bolsa!

Equipe ABContent

ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializado em finanças e investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle. Cuidamos do seu conteúdo para você cuidar melhor do seu negócio! Visite o site: https://blog.abcontent.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *