Relatório Focus Banco Central: tudo o que você precisa saber sobre ele!

Quem investe precisa acompanhar o mercado financeiro para definir estratégias e tomar decisões. Nesse sentido, o Relatório Focus, do Banco Central, pode ser uma importante ferramenta de análise e pesquisa.

O boletim traz dados que ajudam a entender a realidade econômica do país. Ele apresenta, por exemplo, as expectativas do mercado para a economia, por meio de projeções que trazem a evolução gráfica dos indicadores financeiros.

Quer saber mais sobre o Relatório Focus do Banco Central? Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O que é o Relatório Focus do Banco Central?

O Relatório Focus, também conhecido como Boletim Focus, é um documento divulgado semanalmente pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Ele é compartilhado desde 2001 e reúne algumas das principais informações referentes às expectativas relativas à economia brasileira.

O boletim é elaborado por profissionais do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin). Eles apresentam dados que demonstram a expectativa do mercado em relação à economia do país.

Para isso, são consideradas as percepções de bancos, gestoras de recursos, entre outras instituições financeiras.

Como funciona?

O Relatório Focus é divulgado às segundas-feiras no site do Banco Central. Ele é conhecido por funcionar como uma verdadeira bússola para investidores nacionais e estrangeiros. Até mesmo o próprio Governo usa as informações para auxiliar na tomada de decisões.

Um exemplo são as reuniões feitas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central. Nelas, o comitê costuma usar o relatório para auxiliar na definição da taxa Selic.

Quais são as principais informações do Relatório Focus?

Como você já sabe, o Relatório Focus é um documento atualizado que traz, todas as semanas, estimativas sobre alguns dos principais indicadores da economia brasileira. É possível conferir informações sobre os seguintes índices:

  • Taxa Selic;
  • Taxa de Câmbio;
  • Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro;
  • Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
  • Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M);
  • Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo (IPC-Fipe);
  • entre outros.

Cada indicador, e suas respectivas variáveis, tem função importante na economia como um todo. Para que o investidor consiga consultar e interpretar o documento para tomar suas decisões de investimento, é essencial ter conhecimento adequado sobre os índices.

O boletim pode passar por eventuais mudanças. Algumas estimativas já foram ampliadas, enquanto outras deixaram de existir. As taxas médias anuais do câmbio e da Selic, por exemplo, deixarão de ser pesquisadas em 2021.

Segundo o Bacen, o motivo para as mudanças é que esses indicadores não são mais importantes para a formação de expectativas econômicas. Além disso, poucas instituições financeiras ainda traçam estimativas para eles.

A forma de divulgar a taxa de câmbio de fim de período também mudou em 2021. Em vez da taxa vigente no último dia do período avaliado, o documento passou a trazer a taxa Ptax média desse intervalo.

Qual é sua importância?

Um hábito importante na vida de qualquer investidor é acompanhar as divulgações do Relatório Focus  do Banco Central regularmente. Com isso, é possível ter uma visão mais ampla da economia brasileira e dos seus indicadores econômicos.

A consulta é gratuita e a prática pode ajudar no momento de fazer seus aportes e decidir onde aplicar o seu dinheiro. Isso pode ser feito a partir das projeções econômicas para as próximas semanas, meses ou anos.

As informações são apresentadas em tabelas. Imagine que você tem ou deseja fazer algum investimento atrelado à Selic, como os Títulos Públicos. Se as projeções apresentadas indicarem um avanço dos juros, por exemplo, você se beneficiará desse aumento.

Mas, se as expectativas forem de novas quedas nos juros, é possível considerar fazer aportes mais alinhados às projeções. Assim, você pode ter uma ideia real das expectativas do país em determinados períodos e elaborar estratégias que reduzam os riscos em seus investimentos.

Afinal, investir é um desafio importante — e é necessário estudar sobre o mercado financeiro e ter boas estratégias para alcançar lucros. Assim, quanto mais informações relevantes você tiver, mais tranquilo ficará em relação ao assunto.

Grandes empresas e empreendedores, como os importadores e exportadores, também podem se beneficiar das informações contidas no relatório. Portanto, os investidores não são o único grupo a quem o documento costuma interessar.

Como ler o relatório Focus do Banco Central?

Você pode se cadastrar no site do Banco Central para receber semanalmente o Relatório Focus no seu e-mail. Essa é uma forma simples e prática de ter acesso ao documento sempre que ele for publicado.

Além disso, existe um passo a passo que pode auxiliá-lo a ler e compreender o boletim da maneira correta e sem dificuldades. Confira:

Primeiro passo

Primeiro, acesse o Relatório Focus, que está disponível semanalmente no site do Banco Central do Brasil. Você pode escolher o boletim que deseja ler, como o mais recente ou até mesmo publicações mais antigas.

Segundo passo

Escolha a publicação do seu interesse e clique no link. Normalmente, os dados são apresentados em forma de tabela ou de gráfico, permitindo a leitura e o acompanhamento de cada indicador em um determinado período de tempo.

Terceiro passo

A tabela também traz o comportamento dos indicadores na data da divulgação do boletim, na semana anterior e no último mês. É possível acompanhar o comportamento semanal de alguns índices, como o IPCA, e analisar se os valores aumentaram, reduziram ou se mantiveram estáveis.

Quarto passo

Há, ainda, uma tabela na qual você encontrará as expectativas do mercado em parâmetros mensais. Além das informações para o mês vigente, existem as projeções para o mês subsequente.

Outras informações importantes que você pode consultar é a evolução da meta da taxa Selic e do PIB. Pode acompanhar também o comportamento da dívida líquida da balança comercial e do setor público, o crescimento da produção industrial, entre outros indicadores.

O Relatório Focus do Banco Central é um documento bastante completo e que pode ser muito útil para quem quer ficar sempre informado sobre os rumos da economia brasileira. Não deixe de conferir as expectativas dos profissionais para o futuro do país!

Gostou das informações? Saiba que você pode seguir nossos perfis nas redes sociais para conferir novos conteúdos! Acompanhe no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 8 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é sócio de um escritório de investimentos e head de mesa de renda variável. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?.

2 comentários em “Relatório Focus Banco Central: tudo o que você precisa saber sobre ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *