Índice de liquidez corrente: o que é e por que esse dado empresarial é importante para o investidor

O índice de liquidez corrente é um indicador de empresas que pode ser analisado tanto por empresários como por investidores. Afinal, se você quer investir em ações, precisa avaliar o negócio e suas expectativas para o futuro.

Dessa maneira, conhecer esse e outros índices de liquidez se torna um aprendizado relevante. Com isso, você terá mais autonomia para realizar suas análises e poderá interpretar melhor a opinião de especialistas.

Ficou interessado em aprender como funciona o índice de liquidez corrente de uma empresa e sua importância para os investimentos? Então não perca este conteúdo sobre o tema!

O que são índices de liquidez?

Antes de aprender o que é o índice de liquidez corrente, você deve expandir seus conhecimentos sobre o tema. Esse índice faz parte de uma categoria de indicadores mais abrangente: os índices de liquidez. Eles se dividem em diversos tipos e analisam aspectos diferentes de uma empresa.

A liquidez é um conceito muito importante para o mundo dos investimentos e das empresas. Ela trata da capacidade de transformar determinados ativos ou títulos em dinheiro para ser utilizado pelo interessado.

Um ativo com liquidez diária, por exemplo, pode ser resgatado diariamente. Assim, você pode dizer que ele tem uma alta liquidez. Já um ativo que possui uma carência de 12 meses, só terá liquidez após esse prazo, sendo considerado de baixa liquidez.

Trazendo o conceito para o mundo empresarial, os índices de liquidez funcionam como uma análise de crédito. Com eles, é possível determinar se uma empresa possui recursos para cumprir suas obrigações financeiras.

Por exemplo, o dinheiro em caixa de uma empresa é um recurso com alta liquidez. Afinal, esses valores podem ser utilizados a qualquer momento. No entanto, as contas a receber em um ano têm baixa liquidez, já que não podem cumprir obrigações de menor prazo.

Entre os índices de liquidez, você encontrará diversos tipos. Veja só:

Liquidez imediata

O índice de liquidez imediata de uma empresa considera os recursos disponíveis para utilização em curtíssimo prazo. Esses dados são coletados do balanço patrimonial, um documento publicado obrigatoriamente pelas empresas de capital aberto.

Desse modo, a fórmula para encontrar a liquidez imediata de uma empresa é a seguinte:

liquidez imediata = recursos disponíveis / passivo circulante

Perceba que é fundamental considerar o passivo, que são as obrigações financeiras de uma empresa. Logo, chega-se a um índice que define se há recursos suficientes para honrar esses compromissos, conforme o patrimônio da companhia.

Liquidez seca

Já o índice de liquidez seca não considera os estoques da companhia como recursos disponíveis. Isso acontece porque, na verdade, o estoque é uma renda incerta. Já que ele ainda não foi utilizado, não pode ser considerado para determinar a liquidez.

Então a fórmula da liquidez seca é:

liquidez seca = (recursos disponíveis – estoque) / passivo circulante

Liquidez geral

O índice de liquidez geral tem o objetivo de determinar a capacidade de crédito de uma empresa considerando o longo prazo. Ele serve para visualizar a saúde financeira da companhia em um período mais longo.

Para tanto, a fórmula da liquidez geral considera as seguintes variáveis:

liquidez geral = (ativo circulante + ativo não-circulante) / (passivo circulante – passivo não circulante)

O que é índice de liquidez corrente?

Agora que você já conhece os principais índices de liquidez, vale se aprofundar sobre a liquidez corrente.

O índice de liquidez corrente demonstra qual é a capacidade de a empresa cumprir as suas obrigações e pagar dívidas de curto prazo. Portanto, ele considera no seu cálculo apenas os ativos circulantes e os passivos circulantes.

O próprio nome desse indicador faz sentido com sua finalidade. Ele trata da capacidade de pagamento corrente, ou seja, da quitação de contas que fluem no negócio com os recursos esperados no curto prazo.

O resultado do índice determina a capacidade de pagamento considerando os ativos circulantes. A fórmula é esta:

índice de liquidez corrente = ativos circulantes / passivos circulantes

Para entender melhor, imagine que uma empresa possui R$ 450 mil em ativos circulantes e o equivalente a R$ 230 mil em passivos circulantes. Nesse caso, o índice de liquidez corrente é de 1,956.

Um índice maior do que 1 determina que a companhia possui liquidez suficiente para cumprir suas obrigações financeiras de curto prazo. Já um índice menor do que esse valor representa o oposto: falta liquidez para honrar os compromissos.

Qual a importância desse dado para o investidor?

Você percebeu que o índice de liquidez corrente gera informações sobre a saúde financeira de uma empresa. Mas se você não é o administrador desse negócio, por que deveria se importar com o índice?

Para responder essa pergunta, é preciso conhecer a análise fundamentalista. Ela é utilizada por investidores e profissionais do mercado financeiro que desejam investir em ações considerando um horizonte de tempo de longo prazo.

Na análise fundamentalista, o foco é avaliar a empresa, e não as ações. A ideia é entender a saúde financeira do negócio, suas expectativas de resultados para o futuro, o endividamento, o patrimônio e outros indicadores.

Com isso, é possível traçar uma expectativa para o crescimento ou a manutenção do negócio do futuro. Companhias que crescem ou mantêm sua posição de destaque no mercado tendem a atrair mais investidores, aumentando a cotação das ações.

Dessa maneira, o índice de liquidez corrente pode ser uma das informações utilizadas na análise fundamentalista de empresas. Com isso, é possível comparar as alternativas, definir estratégias e verificar se o investimento em determinada ação faz sentido para seus objetivos.

Como utilizar o índice de liquidez corrente para analisar um investimento?

Como você aprendeu, o índice de liquidez corrente pode ser utilizado para embasar uma análise fundamentalista. Esse dado serve para determinar a capacidade de a empresa quitar suas obrigações de curto prazo.

Um resultado maior que 1 indica que ela tem liquidez suficiente e não contrairá dívidas para cobrir seus custos. Contudo, o índice de liquidez corrente não deve ser o único dado utilizado. Você deve utilizar diversos indicadores para realizar uma análise mais completa.

Pronto! Agora você já conhece o índice de liquidez corrente e sabe como ele pode ajudar nos seus investimentos. Lembre-se de utilizar outros indicadores para trazer ainda mais segurança para suas análises.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então deixe um comentário aqui no post para podermos ajudá-lo!

 

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é head de sales B2B e B2C em renda variável em um banco de investimentos. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *