O segredo dos milionários: 5 dicas para alcançar o sucesso!

Alcançar o sucesso financeiro é o desejo da maior parte das pessoas ao redor do mundo. Mas você já parou para pensar qual seria o segredo dos milionários ou bilionários do planeta para chegar lá?

É fato que não existe uma fórmula para a riqueza. Enriquecer e ter uma vida financeira confortável depende, na maioria dos casos, de muito trabalho, empenho, planejamento e organização – especialmente a financeira. Contudo, algumas atitudes podem ajudar a acelerar esta caminhada.

No artigo de hoje separei 5 dos maiores segredos dos milionários para crescer pessoal e profissionalmente e alcançar o sucesso financeiro que você sempre desejou. Acompanhe!

1.      Tudo é questão de aprendizado

A primeira dica para alcançar o sucesso financeiro dos milionários é entender que tudo – absolutamente tudo – é questão de aprendizado. Essa ideia vai de encontro com o senso comum, de que ter muito dinheiro é questão de sorte – o que não é verdade.

Costumo dizer que sorte é a junção da capacidade com a oportunidade. Portanto, o primeiro passo em qualquer jornada precisa ser o aprendizado – a fim de acelerar sua capacidade de lidar com diferentes situações e poder abraçar as oportunidades quando elas surgirem.

Sendo assim, para desenvolver a mentalidade de alguém que chegou onde você gostaria de chegar é preciso estar disposto a aprender, se dedicar e focar naquilo que você deseja.

Além disso, tenha em mente que o aprendizado nunca termina. É fundamental sempre estar disposto a estudar e ter novos aprendizados. Essa etapa é importante tanto para o seu desenvolvimento pessoal – inclusive enquanto investidor – quanto para seu desenvolvimento profissional.

2.      Atenção às oportunidades

Na dica anterior falei sobre a importância da junção entre capacidade e oportunidade para chegar aonde se deseja. Entretanto, saber identificar as oportunidades que surgem pelo caminho é imprescindível para alçar voos maiores.

Seja uma oportunidade para conquistar um emprego melhor, voltar a estudar, abrir seu próprio negócio, para ter na carteira um investimento mais adequado às suas necessidades e objetivos – e com chances de melhores rentabilidades, enfim. Todas elas devem estar no seu radar – para que você possa aproveitá-las quando elas surgirem.

E são muitos os exemplos que mostram a importância de se atentar a estas oportunidades. Por exemplo, você sabia que o fundador da Amazon, Jeff Bezos, trabalhou preparando hambúrgueres no McDonald’s na juventude?

No entanto, ele aproveitou todas as oportunidades que surgiram em seu caminho e, aos 30 anos, optou por deixar um emprego estável em Wall Street para se dedicar à criação da então loja virtual de livros Amazon – que se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo muitos anos mais tarde.

É neste contexto também que surgem as oportunidades de corrermos atrás dos nossos objetivos e sonhos – para transformá-los em realidade. Com preparo e oportunidade, portanto, tudo é possível – e os grandes homens de sucesso nos provam isso.

3.      Produtividade é a palavra-chave

Focar no aprendizado e estar atento às oportunidades são passos importantes para entender o segredo do sucesso dos milionários e bilionários do planeta. Entretanto, sem a produtividade – palavra-chave deste processo, será quase impossível chegar a algum lugar.

A produtividade é o que fará você seguir em frente e alcançar tudo o que você desejar. Seja ser promovido no trabalho, abrir o negócio próprio, tirar do papel aquela viagem que você sempre sonhou fazer ou mesmo aumentar seu patrimônio ao longo dos anos. Nada disso será possível sem que você produza, dia após dia.

Portanto, procure desempenhar o melhor papel em tudo o que você fizer e empenhe-se em transformar suas ideias em realidade. Além disso, é altamente recomendado também que você procure estar rodeado de pessoas positivas, que estejam alinhadas aos seus objetivos.

Quando você está próximo de pessoas que podem lhe dar apoio, a produtividade tende a ser ainda maior – e, como consequência, os resultados tendem a aparecer mais rápido.

4.      Economia inteligente

Pode parecer estranho, mas o conceito de economia também faz parte do cotidiano dos milionários e bilionários do mundo. Isso não significa que eles economizam no seu dia a dia, mas sim que tomam decisões inteligentes ao longo da vida.

Você deve ter em mente que todo recurso – mesmo que seja em grandes quantidades – é sempre muito valioso. Inclusive os recursos financeiros.

Por isso, para fazer o dinheiro se multiplicar é necessário saber onde e como usá-lo – inclusive na hora de investir. Ou você acha que o megainvestidor Warren Buffett teria se tornado um dos homens mais ricos do mundo se não soubesse tomar boas decisões de investimento?

Se você achou este conceito intangível, saiba que pequenas atitudes no seu dia a dia podem ser decisivas para colocar em prática este segredo dos milionários e conquistar o sucesso financeiro que você deseja. Evite, por exemplo, esbanjar dinheiro com supérfluos, saiba para onde está indo seu dinheiro, planeje-se para alcançar suas metas financeiras de curto, médio e longo prazo e evite compras por impulso.

Também é importante aprender a investir cada vez mais e melhor e focar em aumentar sua renda sempre que possível. Assim, você terá chances de alavancar seus aportes o longo dos anos e construir um bom patrimônio para o futuro.

5.      O dinheiro é um meio, e não um fim

Por fim, um dos maiores segredos – senão o maior segredo – dos milionários e bilionários do mundo é enxergar o dinheiro como um meio, e não um fim. Pode parecer clichê, mas muita gente acaba lidando da forma errada com o dinheiro – e, por isso, nunca chega onde deseja.

Esqueça a ideia de ter 1 milhão, 10 milhões ou 100 milhões de reais na conta. Sem objetivos concretos, estes montantes são apenas números. Procure estabelecer metas baseadas em sonhos, desejos e objetivos, e não em uma quantia pré-estabelecida de dinheiro.

É claro que, para alcançar cada uma das metas traçadas você precisará de um orçamento. Mas evite traçar objetivos como “ter 10 milhões”.

Lembre-se que nada adianta chegar a este número sem ter algo na vida que lhe motive a seguir adiante. Busque a felicidade em coisas, pessoas e sonhos que realmente têm um significado para você.

Entender que o dinheiro é um meio e não um fim também ajudará você a usar melhor os seus rendimentos e a fazer escolhas financeiras mais inteligentes.

Isso significa manter um equilíbrio entre os planos para o futuro e a vida presente – permitindo, por exemplo, que você não precise abrir mão de pequenos prazeres que possam lhe fazer feliz hoje para construir um futuro financeiro estável.

Como você pode perceber, o segredo dos milionários para ter sucesso – pessoal, profissional e financeiro – está ao alcance de qualquer pessoa.

Pense em cada uma das dicas que listei neste artigo e coloque-as em prática no seu dia a dia. Assim, você estará cada vez mais perto de alcançar cada um dos seus objetivos!

E você, o que acha sobre este assunto? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 8 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é sócio de um escritório de investimento e head de mesa de renda variável. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *