Subscrição de FIIs: o que é e como funciona?

Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) são bastante populares entre os investidores, em especial, porque oferecem uma forma acessível de se expor ao mercado de imóveis. Então, se você já investe ou pretende investir nessa modalidade, é essencial saber o que é subscrição de FIIs.

Afinal, esse processo pode afetar os seus resultados e exigir que você tome uma decisão. Portanto, vale a pena entender como a etapa de subscrição funciona e quais impactos ela tende a gerar em sua estratégia.

Se você quiser entender o que é a subscrição de FIIs e por que ela pode ser interessante para a sua estratégia de investimentos, acompanhe a leitura!

O que é e como funciona uma subscrição de FIIs?

A subscrição nos FIIs ocorre a partir do momento em que um fundo deseja captar mais dinheiro e expandir a sua atuação no mercado. Para isso, ele emite novas cotas aos investidores — o que é conhecido como follow on ou oferta pública secundária.

Quando um FII realiza esse procedimento, a participação que você tem no fundo pode ser diluída, já que haverá mais cotas em circulação. Nesse contexto, para que você e os outros cotistas do fundo não tenham o percentual de participação reduzido, há o chamado direito de subscrição.

Na prática, a subscrição de FIIs é um direito que garante aos cotistas do fundo a preferência em adquirir as novas cotas que o veículo emitirá. Dessa forma, eles terão a oportunidade de manter o nível de participação no investimento.

Como funciona o processo de subscrição de FIIs?

Quando um fundo decide que fará esse processo, além de organizá-lo, ele deve divulgar como ocorrerá cada etapa do procedimento detalhadamente. Assim, o FII deve informar, por exemplo:

  • as datas do processo;
  • o prazo que os cotistas têm para exercer o direito de subscrição;
  • o preço de negociação das novas cotas;
  • a quantidade de cotas que cada investidor poderá subscrever.

Como a subscrição é um direito e não uma obrigação, você pode ou não comprar essas novas cotas. Se você tiver interesse em adquiri-las, as compras ficam limitadas ao número de ativos para manter a sua proporção de participação no investimento.

Quais são os impactos da subscrição de FIIs para o investidor?

Como você viu, a subscrição é um direito concedido aos cotistas de um FII, caso o veículo planeje emitir novas cotas. Agora, vale a pena entender quais podem ser os impactos desse processo para quem investe.

O primeiro deles, como você já conferiu, é que você terá a oportunidade de manter a sua participação no fundo. Assim, o seu percentual no investimento não é reduzido.

O segundo impacto é que, geralmente, o preço das cotas em um direito de subscrição costuma ser mais atrativo. Por conta disso, os atuais investidores que têm interesse no fundo terão a oportunidade de pagar mais barato pela cota e ainda diminuir o seu preço médio de aquisição.

Por fim, outro impacto relevante da subscrição de FIIs é que, ao participar desse processo, há chances de ampliar a rentabilidade da sua carteira. Afinal, existe a chance de diminuir o seu preço médio de compra. Ademais, em alguns casos, você pode vender o direito de subscrição e lucrar com a operação.

Entendeu o que é subscrição de FIIs e como ela funciona? Como você acompanhou ao longo do artigo, esse processo pode oferecer benefícios interessantes aos investidores. Portanto, não deixe de considerá-lo caso tenha acesso a esse direito em um ou mais fundos que fazem parte da sua carteira.

Para continuar os estudos, confira este artigo sobre investimentos que todo investidor deveria conhecer!

 

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é head de sales B2B e B2C em renda variável em um banco de investimentos. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *