Os melhores investimentos para 2020

Você já se perguntou quais são os melhores investimentos para 2020? Essa é, com certeza, uma das maiores dúvidas daqueles que já investem ou pensam em começar a investir em breve.

Afinal, com a taxa Selic em queda nos últimos anos – e, com ela, a rentabilidade dos investimentos de renda fixa, é preciso saber identificar as oportunidades que o mercado oferece. E saber buscar rentabilidades mais atrativas para seu portfólio de investimentos.

Mas, afinal, qual são as melhores oportunidades de investimento para este ano? Continue a leitura deste artigo e descubra a resposta!

O cenário atual

Se você já investe ou ao menos acompanha notícias sobre a economia brasileira deve saber que a taxa básica de juros no país (Selic) alcançou os mais baixos patamares da história. Isso significa que aquela rentabilidade que alcançava dois dígitos na renda fixa alguns anos atrás não existe mais.

Aquela realidade de conseguir rentabilidades extraordinárias em investimentos seguros, portanto, ficou para trás.

Com estas mudanças, muita gente ficou sem saber onde investir. E é por isso que uma das perguntas que mais ouço dos investidores hoje em dia é sobre quais os melhores investimentos para 2020 e os melhores produtos para compor a carteira nos próximos anos.

A minha resposta pra esta pergunta é sempre a mesma: depende!

Como escolher um investimento?

O que você precisa entender enquanto investidor, em primeiro lugar, é que não existe uma lista de investimentos perfeitos para compor a sua carteira. Isso é pura imaginação.

A composição de um portfólio de investimentos é individual, e ela deve ser pensada com base nos seus objetivos e no seu perfil de investimento.

Você deve sempre avaliar a relação entre o risco do investimento e a chance de rentabilidade que ele oferece. E também liquidez do ativo ou produto do seu interesse.

E só depois dessa avaliação você deve compor a sua carteira com investimentos que satisfaça seu planejamento de curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, se você está investindo pensando na reserva de emergência, deve buscar por investimentos mais seguros e com alta liquidez. Porque você vai precisar resgatar esse dinheiro sempre que precisar. Então a renda fixa, neste caso, pode ser a melhor opção.

Mas se você está fazendo seus aportes visando objetivos de longo prazo – como a aposentadoria, pode abrir mão de liquidez e de segurança (se ficar confortável com isso) para buscar uma rentabilidade melhor.

Nesta segunda situação, portanto, você pode pensar em investimentos com vencimentos mais longos ou opções de maior risco, como é o caso das ações e os fundos de ações, fundos imobiliários, entre outros.

Tudo vai depender dos seus planos e da sua tolerância ao risco.

O investimento perfeito

Por isso, sugiro que você não busque encontrar a resposta sobre quais são os melhores investimentos para 2020 e nem para qualquer outro ano na internet. Isso porque cabe apenas a você identificar os melhores investimentos para compor o seu portfólio.

Crie o hábito de sempre alinhar suas escolhas de investimento aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de investimento e procure identificar as oportunidades disponíveis no mercado, avaliando prazos, riscos, rentabilidade e custos para fazer uma escolha mais sólida.

Dessa forma, serão sempre maiores as chances de você fazer bons investimentos, independente do cenário econômico e político do país ou do mundo, ou se a bolsa está subindo ou caindo.

Assim você estará investindo, em qualquer situação, naquilo que você entende que é mais adequado às suas necessidades. E este sempre será o investimento perfeito para você.

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário e não se esqueça de nos seguir no YouTube, Facebook e Instagram!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 8 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é sócio de um escritório de investimento e head de mesa de renda variável. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?.

One thought on “Os melhores investimentos para 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *