Wealth management: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Cuidar de um patrimônio é uma tarefa que exige preparo, estratégia e planejamento. Para clientes de alta renda, o desafio pode ser mais complexo, devido ao volume de recursos e às necessidades específicas. Por isso, existe o wealth management.

Esse é um serviço que visa simplificar o gerenciamento de grandes patrimônios e prevê atenção ampla com as finanças, considerando características individuais. Ao conhecê-lo, você poderá entender o impacto que ele pode gerar e como é possível se beneficiar dessa alternativa.

Quer saber mais? Continue a leitura e conheça as qualidades do wealth management e quais são os pontos relevantes sobre ele!

O que é wealth management?

A tradução para a expressão wealth management pode ser “gerenciamento de riqueza” ou “gestão de fortuna”. Na prática, o wealth management é um serviço destinado ao gerenciamento completo de grandes fortunas. O foco está tanto na manutenção quanto na evolução desse patrimônio.

Como funciona o wealth management?

Além de conhecer o significado do wealth management, convém entender como esse serviço funciona. Como grandes patrimônios têm necessidades específicas e complexas, a gestão de fortunas costuma acontecer em diversas frentes.

A seguir, veja quais são os pontos principais!

Planejamento financeiro

O serviço de wealth management começa com uma identificação das características do cliente e de seu patrimônio. Nessa etapa, é feita a identificação do perfil de investidor e da tolerância ao risco geral.

Também são definidos objetivos e metas financeiras, além de ser desenvolvido um planejamento financeiro. A intenção é identificar e contemplar as necessidades atuais, bem como buscar formas de atender às expectativas sobre o futuro.

Gestão de investimentos

Parte da gestão de patrimônio inclui a realização de investimentos. Por meio deles, é possível obter rentabilidade sobre o capital, fazendo-o avançar e aproximando o cliente dos objetivos definidos. Nesse caso, cabe ao gestor definir uma estratégia alinhada com a tolerância ao risco do investidor.

Em geral, investidores de alta renda têm acesso a investimentos diferenciados, como os que são voltados a investidores qualificados ou profissionais. Ainda, existe a possibilidade de constituir fundos exclusivos, atendendo melhor às características de cada estratégia.

Planejamento tributário

A realização de investimentos não é a única preocupação no wealth management. O gerenciamento também foca no pagamento de impostos e nos impactos que a taxação pode causar no retorno e na continuidade da fortuna.

É comum que seja elaborado um planejamento tributário, que busca as melhores condições para reduzir, legalmente, o pagamento de impostos. Assim, pode-se evitar que o patrimônio seja dilapidado por esse tipo de cobrança.

Planejamento sucessório

Outra preocupação dos clientes de alta renda costuma ser a continuidade do patrimônio para as próximas gerações. Por isso, o serviço de gerenciamento também envolve o planejamento sucessório.

A questão envolve a continuidade do patrimônio e sua manutenção. Então o gestor pode definir mecanismos que ajudem na proteção dos recursos. Além de considerar as questões legais, podem ser utilizados produtos financeiros que não entram no inventário, como a Previdência Privada.

Educação financeira

Para favorecer a continuidade, a proteção e o crescimento do patrimônio, é comum que o serviço de wealth management foque em educação financeira. A expansão dos conhecimentos sobre finanças pode auxiliar na evolução do perfil de investidor, por exemplo.

Além disso, é uma maneira de estimular a consciência e o planejamento quanto ao uso do dinheiro. Assim, pode melhorar a relação com as finanças e ajudar a tornar o patrimônio progressivamente mais sólido.

Quais as diferenças entre wealth e asset management?

Devido à similaridade de termos, é comum que o wealth management seja confundido com o asset management. Porém, eles têm propostas diferentes. O asset management significa gestão de ativos e prevê uma metodologia voltada para o gerenciamento de uma carteira de investimentos.

Esse é um termo muito utilizado para ativos do mercado financeiro, como ações, títulos e outros investimentos. Então envolve a alocação de recursos e o gerenciamento de ativos para manter e expandir um portfólio.

Como a gestão de investimentos faz parte da gestão de fortuna, o asset management pode ser uma estratégia utilizada no wealth management. Porém, essa é apenas uma parte de todo o contexto que é atendido pelo serviço.

Quais são as vantagens do wealth management?

Agora que você conhece as características do wealth management, é possível perceber que a contratação dele pode ser vantajosa. O primeiro motivo envolve a exclusividade e o atendimento personalizado. Afinal, ele atende às necessidades específicas de cada cliente.

Além disso, é uma forma de contar com gestão profissional, o que pode favorecer os resultados. Tudo é feito com planejamento e estratégia, considerando as características individuais. Com isso, o desempenho pode ser mais relevante.

Outra vantagem é a praticidade e a conveniência. Em vez de ter que contratar diversos serviços ou fazer operações por conta própria, o cliente de alta renda que contrata o wealth management tem tudo em um só lugar.

A visão ampla do patrimônio também pode ajudar na tomada de decisão. Ao final, os impactos que esse serviço gera nas finanças pode oferecer mais segurança e tranquilidade para a família.

Como contar com esse serviço?

Ficou interessado em contratar o serviço de wealth management? Ele pode ser oferecido tanto por gestores certificados autônomos, quanto por uma instituição, como uma assessoria de investimentos do tipo private.

Para escolher, vale avaliar a qualidade do serviço com base na experiência e qualificação dos profissionais e nas impressões de outros clientes.

Também é interessante buscar um serviço que esteja atrelado a uma instituição financeira, como um banco de investimentos. Desse modo, é possível acessar diversas oportunidades do mercado financeiro e gerenciar melhor o patrimônio e os resultados.

Com essas informações, agora você sabe o que é o wealth management e como ele funciona. Caso faça sentido para as suas necessidades, contratar o serviço poderá ajudá-lo a proteger melhor o patrimônio e fazê-lo evoluir.

Quer aproveitar o que a melhor assessoria private vinculada ao BTG Pactual digital pode oferecer? Então abra sua conta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *